Na noite de 17 de junho, na sala de reuniões da CACIS, reuniram-se os representantes da CACIS, Paulo C. Bohn, Cristiane S. Müller, Jeferson L. Von Muhlen e Simoni H. Stagemmeier; representantes do Sindilojas Celeiro, Antonio A. Granich e Antônio V. Moresco; e da Unijuí, o reitor, professor Dieter R. Siedenberg, a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, o vice-reitor de Administração, professor Edson Padoin, e o coordenador do Campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, para importante reunião de planejamento de ações para o fortalecimento da Universidade em Três Passos.
Na ocasião, a Reitoria da Unijuí apresentou o novo portfólio de cursos recentemente aprovados para o Campus Três Passos com destaque para a oferta de cursos de graduação, a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional voltados ao setor empresarial, atendendo à demanda da CACIS e do Sindilojas Celeiro. Essa iniciativa visa a fortalecer a formação pessoal e profissional dos envolvidos no desenvolvimento da economia local. Foram apresentados os seguintes cursos: Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Curso de Graduação em Psicologia (aguardando publicação da portaria da autorização pelo MEC), Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Curso de Especialização Técnica em Enfermagem: Materno-Infantil e Curso de Especialização Técnica em Enfermagem: Gerontologia.
A Reitoria da Unijuí reafirma seu compromisso com o fortalecimento da educação superior de qualidade, alinhada às demandas específicas de cada território onde está inserida. A apresentação do novo portfólio de cursos para o Campus Três Passos — incluindo graduações, cursos técnicos e especializações — demonstra o empenho da Universidade em responder de forma estratégica e qualificada aos desafios locais, promovendo acesso à formação em áreas essenciais para o desenvolvimento econômico, social e humano da região.
A escuta às necessidades da comunidade regional, materializada na interlocução com entidades como a CACIS e o Sindilojas Celeiro, reforça o papel da Unijuí como Universidade Comunitária comprometida com a inovação, a inclusão e o desenvolvimento regional sustentável. Nesse contexto, a solicitação para abertura do Curso de Graduação em Ciências Contábeis foi acolhida pela Reitoria com atenção e responsabilidade, sendo objeto de análise técnica e acadêmica para que, em breve, possa integrar as novas possibilidades de formação oferecidas à comunidade.
A Unijuí tem sido parceira da CACIS e do Sindilojas Celeiro em diferentes ações, incluindo a realização de debates eleitorais e eventos institucionais, bem como constante diálogo relacionado a iniciativas de fomento à educação na comunidade trespassense e regional. Uma das novas interlocuções definida nesta reunião foi a participação das Entidades na promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Universidade com uma programação voltada às novas relações do ambiente de trabalho, cujas atividades serão abertas aos associados da CACIS e do Sindilojas Celeiro. O evento está previsto para ocorrer no auditório da Unijuí nos dias 26 a 28 de agosto.
Segundo o reitor da Unijuí, a reunião foi “extremamente válida, uma vez que representou a confluência de interesses da classe empresarial com o meio acadêmico, sinalizando para o desencadeamento de ações conjuntas capazes de viabilizar iniciativas relacionadas à oferta de novos cursos nesse Campus, que tem uma infraestrutura invejável. Vamos envidar todos os esforços para tornar essa iniciativa, que também conta com apoio do poder legislativo e executivo municipal, num resultado que satisfaça a comunidade regional”.



